3.11.12

Na fila do SUS

por Samuel Wendel

No dia 10 de setembro estava de folga do trabalho e fui a um hospital do SUS, Sistema Único de Saúde, acompanhar um parente. Essa unidade, localizada na Rua Tamandaré, zona sul da cidade de São Paulo, atende diversas especialidades, no nosso caso era um exame oftalmológico, preventivo de catarata. Bom, para começar, esse meu parente aguardava essa consulta desde o mês de março deste ano, portanto, seis meses. Um absurdo!
Chegamos às 7:45 da manhã, a consulta estava marcada para às 8:00 e tinha uma fila gigantesca. Nossa senha era a de número 833 e o painel registrava o número 765. Logo pensei: hoje o dia vai ser longo e difícil. Uma hora depois nossa senha aparece no painel, fomos atendidos e encaminhados ao 4º andar. Outra fila nos aguardava, desta vez para preencher um questionário. O atendente era estúpido, tinha a cara fechada, cheio de marra, parecia não gostar do trabalho. Ele gritava com os idosos que estavam desacompanhados e nem olhava para o rosto deles.
Sentamos e aguardamos a consulta. O andar começou a encher e eu me levantei para dar lugar a um senhor. Já eram 10 da manhã e não havia chegado nenhum médico. A unidade estava lotada, a maioria era de idosos com mais de 60 anos, muitos obesos, outros com suas bengalas e alguns escorados nas paredes pois já não tinha mais lugares para sentar. Havia dois aparelhos de TV ligados, um no programa Bem Estar e outro no Jornal Fala Brasil, mas ambos sem som e sem closed caption. Um tédio.
Fiquei em pé no corredor, estava lendo um livro quando fui abordado por uma senhora. Ela me perguntou:
- Moço, você pode ficar lendo aqui?
 Achei a pergunta estranha e respondi:
 - Acho que não tem problema, estou acompanhando um parente.
Ela me pediu desculpas pois achou que eu fosse o segurança do local. Não foi a primeira vez que isso aconteceu comigo. Dessa vez até que achei engraçado.
Enfim, os médicos começaram a chegar, em grupos. Até parecia que estavam juntos. Todos sorridentes, bem vestidos e alguns tomando achocolatado, um comportamento inadequado porque há uma placa no local informando que é proibido comer e beber.  Eu, se fosse um deles, não agiria dessa forma.
O atendimento começou por volta de 11 da manhã e saímos de lá, mais ou menos, meio-dia e meia. Foram quatro horas e meia de espera.
Uma pergunta tornou-se inevitável, se os médicos só chegam às 10 horas, por quê marcam para às 8 da manhã? Que falta de respeito com os nossos idosos. Alguns podem até achar bobagem, mas não é. Se para mim, que não tenho nenhum problema, estava ruim, imagina para eles que, além da catarata, sofrem também com outros problemas.
Gostaria muito de ver um desses médicos fazendo o que o oficial do texto “Na Colonia Penal” de Franz Kafka, faz.
Um dia desses, estava assistindo a um programa de TV, era um debate sobre as eleições, alguns candidatos falando um bocado de asneiras, outro prometendo coisas impossíveis, como por exemplo; passagem de ônibus gratuita, outro falando que vai baixar o valor da passagem de ônibus para R$ 1,00 e que o caminho é estatizar tudo. Um bate-papo sem propósito. Mas, em meio a isso deram a palavra a uma senhora e ela perguntou:
- Eu gostaria de saber dos senhores o que vocês fariam se dependessem do SUS para uma internação ou para realizar exames, será que vocês sairiam vivos de lá?
Sairiam, porque, ao contrário do oficial, não acreditam tanto assim no que fazem a ponto de morrerem por isso.
Ah, e quanto ao exame de catarata do meu parente, deu negativo.

Referência:
Kafka, Franz
Na Colônia Penal / Franz kafka

Museu de Arte de São Paulo comemora 65 anos

Acervo do Masp possui atualmente cerca de 8 mil peças

por Samuel Wendel

No dia 4  de outubro, o Museu de Arte de São Paulo comemorou 65 anos. Inaugurado em 1947, o Masp é o museu mais frequentado de São Paulo. O edifício sede  possui 11 mil m² divididos em cinco pavimentos. Seu vão livre de 74 metros e sua arquitetura moderna o tornam cartão postal da cidade.
O museu foi idealizado pelo empresário e jornalista Assis Chateaubriand e pelo crítico de arte Pietro Maria Bardi. As primeiras obras a compor seu acervo foram selecionadas pelo próprio Pietro, em suas inúmeras viagens que fez à Europa acompanhado por Chateaubriand, quando visitaram várias capitais europeias, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial.
Em 1982, o Masp foi tombado pelo CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado e em 2003 pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
A professora e historiadora Cláudia Santana sempre que pode, leva seus alunos ao Masp. “É muito importante essa visitação porque podemos vivenciar aquilo que discutimos e compartilhamos em sala de aula”.
Cláudia afirma que a visitação aos museus da cidade é algo importante para a consolidação da cultura dos jovens. “A visita ao museu é fundamental e nós podemos mostrar algo para os nossos alunos que foge do tecnológico e mesmo que algumas obras sejam da Europa, toda essa arte fala muito com eles”, completa.
No mês de aniversário do museu, o número de visitantes aumentou consideravelmente. O motorista Felipe dos Santos nunca havia entrado em um museu, mas o aniversário do Masp despertou nele o interesse pela arte. “ É a primeira vez que venho aqui e estou achando muito interessante. Tinha muita curiosidade, mas não tinha coragem de entrar aqui”.
O motorista voltou a estudar recentemente e está na  6ª série do primeiro grau e afirma que essa visitação vai contribuir para a formação dele. “Tenho 54 anos e só queria vir aqui quando eu soubesse ler e escrever, hoje isso é possível. O museu também possui monitores e ,quando tenho dúvidas, pergunto e eles me ajudam”, afirma o motorista.
O Masp promove exposições temporárias e possui um acervo com mais de 8 mil peças. Na coleção permanente, estão grandes obras de vários períodos e escolas, assinadas por El Greco, Turner, Van Gogh, Dalí, Rodin, Matisse, Gauguin, Monet, Manet e Renoir.

Serviço
Masp - Museu de Arte de São Paulo
Av. Paulista, 1578
Horário: de terça-feira a domingos e feriados, das 10h às 18h; quinta-feira, das 10h às 20h
Ingresso: R$ 15 (com meia-entrada), crianças até 10 anos e pessoas acima de 60 anos não pagam; às terças-feiras o acesso é gratuito.
Tel: (11) 3251-5644
Site: masp.art.br

22.10.12

Galo vence Flu e quer ser campeão

No domingo,  Atlético-MG e Fluminense fizeram um dos melhores jogos da atual edição do Campeonato Brasileiro. Um dos protagonistas do duelo foi Ronaldinho Gaúcho, que não balançou as redes, mas foi decisivo com passes e assistências precisas para os companheiros.
A vitória sobre o Fluminense por 3 a 2 fez a diferença de pontos do Atlético-MG para o líder cair para seis pontos. Ronaldinho segue acreditando no título e argumenta que o time deve procurar fazer a sua parte e vencer os jogos para, depois, contar com tropeços dos cariocas.
"Voltamos a acreditar mais do que nunca. Encurtamos a diferença de pontos. Agora temos um período bom para trabalhar e ir com tudo para cima do Flamengo. Se eles derem mais um tropeço e continuarmos nessa pegada, temos tudo para seguir rumo à realização do nosso sonho", declarou.

21.10.12

Classe C contribui para o crescimento do comércio eletrônico

Em 2011 foram 9 milhões de novos consumidores, deles 61% pertencentes à classe C

por Samuel Wendel

No Brasil, o comércio eletrônico registrou faturamento de R$ 18,7 bilhões em 2011, valor 26% maior que o verificado em 2010. É o que apontou uma pesquisa divulgada no mês de março, pela e-bit. Os números são bem otimistas, a mesma pesquisa mostrou que este ano o e-commerce deve faturar R$ 23,4 bilhões no Brasil.

Esta cifra deve aumentar a cada ano, já que os brasileiros estão, cada vez mais, utilizando a internet para fazer compras. Em 2011 foram 9 milhões de novos consumidores, sendo 61% pertencentes à classe C.

Mas o comércio eletrônico já está consolidado no país há muitos anos. “Há muito tempo sou consumidor do mercado online. Minha primeira compra na internet deve ter acontecido há uns dez anos”, diz o músico e empresário Daniel Oliveira.

O músico acredita no mercado online e em 2011 resolveu abrir seu próprio negócio. “Após anos consumindo na internet, ao buscar um modelo de negócio para minha empresa, acreditei desde o início no e-commerce. Aqui na ADV Music, que é uma empresa que comercializa instrumentos musicais, nós primeiro iniciamos no mercado online para só agora, após quase um ano de atividades, começarmos a pensar em uma loja física”, diz o empresário.

A classe C tem papel fundamental no crescimento da internet no Brasil. É a classe social mais numerosa, já são 103,054 milhões de pessoas que estão comprando cada vez mais, inclusive no mercado online.

"Não é só resultado da inclusão digital pura e simplesmente que nos fez comprar mais, milhares de consumidores subiram de classe social, e esta migração faz com que a pessoa passe a desejar produtos que antes estavam em segundo plano", diz o jornalista Gustavo Vilela, editor-chefe do site de notícias Aporte Economia.

Como há mais brasileiros conectados, as lojas online lançam promoções cada vez mais agressivas para atrair este consumidor. Um exemplo foi a Black Friday que aconteceu no Brasil em novembro de 2011 e registrou a marca de 237 mil pedidos em 24 horas.

Devido ao número cada vez maior de consumidor do chamado e-commerce, a logística das lojas virtuais tem que se adequar. É o que ressalta o jornalista Gustavo Vilela. "É preciso que o mercado acompanhe este cenário promissor, digo porque no mês de março três grandes sites brasileiros de compras por pouco não ficaram fora do ar por determinação judicial, por conta de problemas com o
consumidor".

O analista de sistemas Luiz Carlos chegou à classe C há pouco mais de dois anos. Ele compara preços em lojas virtuais brasileiras e estrangeiras, e na maioria das vezes, dependendo do valor do produto, não pensa duas vezes; compra fora do Brasil. “Aqui a gente paga muito imposto e isso reflete no valor dos produtos. As mesmas mercadorias fora do Brasil são muito mais baratas,  se isso não mudar vou fazer apenas pesquisas nos sites de compras nacionais, mas o pedido,
vou efetuar em uma loja virtual de fora”.

29.9.12

Apple de desculpas

Depois de uma série de reclamações dos usuários sobre o seu novo serviço de mapas, que estreou no iOS 6, nova versão do sistema operacional para iPhone, Tim Cook, CEO da Apple, pediu desculpas aos usuários em uma carta aberta publicada no site oficial da empresa.
Entre os problemas apontados pelos usuários está a qualidade inferior dos mapas, erros em informações sobre cidades e falta de pontos de interesse.
"Na Apple, nós nos esforçamos para fazer produtos de classe mundial que oferecem a melhor experiência possível aos nossos clientes. Com o lançamento dos nossos novos mapas na semana passada, nós nos sentimos em falta com este compromisso. Estamos extremamente tristes pela frustração que causamos aos nossos clientes e estamos fazendo tudo o que podemos para tornar os mapas melhores", escreveu Cook.

22.4.12

Porto Seguro lança o "Porto Seguro Serviços Avulsos"

Para melhor atender às crescentes solicitações de serviços feitas pelos segurados e, ao mesmo tempo, aos não clientes que também desejam contar com o atendimento da Companhia na prestação de serviços, a Porto Seguro (www.portoseguro.com.br) lança o “Porto Seguro Serviços Avulsos”, modalidade na qual os serviços são contratados à parte, sempre que houver necessidade.

Os Serviços Avulsos da Porto Seguro atendem tanto ao segurado que já esgotou o limite de solicitações gratuitas previsto em sua apólice quanto aos não clientes da Companhia, além de agregar serviços de conveniência não presentes nas apólices. “A ideia é que o solicitante logo pense na Porto Seguro quando precisar de algum serviço” sintetiza Milton Oliveira, diretor de Serviços da Porto Seguro. Segundo ele, “os Serviços Avulsos também aumentam a percepção de valor dos seguros e de produtos da Companhia, que oferecem esses serviços como benefícios. É como oferecer uma ‘degustação’ do que temos de melhor”.

Os serviços da Porto Seguro Serviços Avulsos estão organizados em quatro categorias: Para a Casa (instalação de utensílios domésticos, reparos hidráulicos e elétricos), Para o Carro (guincho, moto-socorro, leva e traz para inspeção veicular ou revisões, entre outros), Para o pet (hospedagem1, leva e traz2 ao veterinário ou pet shop) e Para o próprio cliente (help desk, Portoboy3, serviço de transfer, são alguns exemplos). A relação completa está disponível no site www.portoseguro.com.br/servicosavulsos

21.4.12

Novo iPad

A Apple começou a negociar com seus principais parceiros brasileiros o início das vendas do novo iPad, que foi homologado pela Anatel na semana passada. O preço do modelo de entrada, com 16GB de armazenamento e apenas Wi-Fi, ficará em torno de R$1.700,00 mais caro que o modelo atual, vendido a partir de R$1.399,00. Mesmo com a chegada do novo modelo, o iPad 2 continuará sendo comercializado no país. O mês de maio marcará a chegada das unidades fabricadas na Foxconn de Jundiaí, em São Paulo. A expectativa é que, com isso, o preço do tablet seja reduzido em até 20% graças as isenções fiscais. No próximo dia 27 de abril, mais 12 países receberão o novo iPad, mas o Brasil ainda não está incluído nesse grupo.

Google Chrome ganha nova versão

O sistema operacional desenvolvido pela Google tem como maior novidade a interface, que deixa o sistema mais parecido com os já tradicionais Windows e Mac OS X. É a primeira grande mudança na interface do sistema desde que foi lançado.
O player de áudio e vídeo foi melhorado, o sistema ganhou suporte aos arquivos compactados *.tar, *.gz e *.bzip2 e está mais fluido, graças a aceleração gráfica por hardware incluída nesta nova versão. A nova interface do Chrome, inclui uma barra de tarefas semelhante ao do Windows 7 e uma área de trabalho com papel de parede que pode ser alterado pelo usuário, bem como uma lista dos aplicativos do navegador, que podem incluir Google Docs, Google Maps, YouTube e Angry Birds.

23.12.11

Retrospectiva 2011 - Portal R7

Relembre as imagens e fatos que marcaram o ano de 2011 em todo o mundo.